JOSÉ ALBERTO SOARES

Desportista desde os 6 anos de idade, com o “bichinho” das motos e incentivado pelo meu pai, obtive a minha primeira motocicleta da qual ainda me lembro, uma Malaguti vermelha de 50 cc, o que fez com que o gosto pelas duas rodas se iniciasse aqui, apesar de ter sido com cerca de 3 anos que tive a minha primeira bicicleta, oferecida pelo meu bisavô, e que ainda hoje a guardo com muita estima, uma “BMX”.

Pratiquei vários desportos, entre eles 7 anos nos trampolins onde viria a ser Campeão Nacional em algumas vertentes da modalidade e, também, no Andebol onde permaneci 5 anos sem nunca ter deixado “as duas rodas” de lado. 

Chegou, então, a uma dada altura em que a bicicleta começou a ser o meu alvo de desejo e motivação, juntando o desafio físico e mental à necessidade de me manter saudável e em boa forma.

Participei em várias provas nacionais a nível amador, tanto na vertente estrada como em BTT, com destaque para as provas em Granfondos por Portugal fora, e provas de XCM por etapas como o Algarve Bike Challenge e Azores Bike Challenge, sendo que nesta última prova obtive a minha melhor prestação na modalidade – um 3.º lugar na primeira edição na vertente individual. Nessa altura começou, também, a nascer o gosto pela mecânica das bicicletas aliado à necessidade de ter de preparar e fazer alguns trabalhos de manutenção nas mesmas.

Vindo de uma área muito diferente no ramo hoteleiro, com um negócio de família, e tendo o curso de Marketing, Relações Publicas e Publicidade, cedo comecei a perceber que seria na área ligada ao desporto que me sentia como “um peixe na água” e que poderia juntar o prazer de andar de bicicleta a trabalhar na mecânica das mesmas.

Por tudo isto, e pela minha paixão, só seria possível tornar o meu sonho em realidade aliando-me profissionalmente à área das bicicletas, através da oportunidade que me surgiu no projecto da Bike in Portugal.