JOSÉ ANTONIO SÉ

COORDENADOR DE VIAGENS E APOIO LOGÍSTICO

Eu nasci no Brasil mas foi em San Diego, Califórnia, que fui estudar Cinema.

Depois de concluir o curso voltei à minha cidade natal, São Paulo. Por lá trabalhei durante 10 anos com a prestigiada preparadora de atores Fátima Toledo. Trabalhava na preparação de filmes e, também, dava aulas de interpretação no Studio Fátima Toledo. 

Com o desejo de explorar novos horizontes, em 2013, parti para Sydney, Austrália. Lá trabalhei como preparador de atores e dei workshops de atuação. Para me deslocar pela cidade escolhi a bicicleta. Comprei uma bike citadina, mas não demorou muito para eu investir numa Mountain Bike e começar a fazer trilhos. Foi nessa altura que voltei à minha antiga paixão pelas bicicletas. No início dos anos 90 já havia participado em competições de BTT no Brasil, mas acabei por deixar o desporto de competição, pois naquela altura já pensava em estudar Cinema nos EUA. 

Em 2014, numa viagem à Nova Zelândia, experimentei pela primeira vez uma bicicleta de montanha elétrica. Fiquei tão surpreendido com a experiência que assim que voltei a Sydney comprei a minha primeira eMTB. Fiz a compra numa loja chamada Sydney Electric Bikes, uma das únicas lojas exclusivamente focada em bicicletas elétricas. Acabei por fazer amizade com o proprietário e, também, vários passeios com ele pela região. Mais tarde fui ajudá-lo na sua loja pois esta já estava a crescer muito rapidamente. Trabalhei na loja fazendo um pouco de tudo, desde mecânico a vendedor. E ali já começava a pensar em mudar a minha vida profissional radicalmente. 

Foi, então que, em 2016 me mudei para Portugal onde o meu pai já vive há 16 anos. Era comum visitar o país pelo menos de dois em dois anos. No entanto, estava muito ansioso por conhecer mais profundamente a terra natal dos meus avós. Nessa altura já pensava em trabalhar definitivamente com bicicletas e, principalmente, bicicletas elétricas. Fundei a EMT Bikes e trabalhei 2 anos como parceiro e braço elétrico de uma empresa de passeios de bicicleta na região de Lisboa. 

Nesse meio tempo fazia parte de um grupo que andava exclusivamente de eMTBs. Foi quando conheci o João Pedro da Bike in Portugal. Na nossa primeira conversa ficou logo muito claro que a nossa visão e as nossas ideias se alinhavam. Mantivemos a amizade e o interesse de um dia realizarmos um projeto juntos. E no fim de 2019 entrei oficialmente na equipa da Bike in Portugal.